Ilustrações Fantasiosas de Sam Nielson

terça-feira, 24 de novembro de 2009 às 11:11:00 AM



Poucos artistas me deixam tão empolgado ao ver seu portfolio quanto SamNielson . Ele é um jovem artista e ilustrador baseado nos Estados Unidos que atualmente trabalha como designer gráfico na Avalanche Software /Disney Interactive Studios.

No blog dele encontramos uma coleção de seus trabalhos para a agência onde trabalha e também as idéias que acompanham cada design, então não esqueça de visitar oblog para mais informações sobre Sam e seu trabalho. Espero que gostem da seleção.

Confira os trabalhos no link: http://artsammich.blogspot.com/

Dezáin-o-quê?

às 10:17:00 AM
Volta e meia temos de dar um jeito de explicar a nossa profissão. Normalmente somos definidos como “o rapaz que desenha” ou “a moça que mexe com computador”, quando não nos olham com um certo ar de dúvida. Ou ainda misturam designers, publicitários, ilustradores e outras profissões no mesmo mingau. Logo, pelo menos uma vez por semana alguém vai nos perguntar, afinal de contas, que diabos nós designers fazemos. É aí que a porca torce o rabo. A maioria dos designers vai responder a essa pergunta com uma explicação de meia hora cheia de referências históricas e sociológicas ou então vai explicar direitinho o funcionamento do Illustrator e do Photoshop dentro de um contexto criativo–lúdico. Ou qualquer outra bobagem dessas. No fim das contas isso só serve, a meu ver, para mostrar duas coisas: a maioria dos designers não sabe definir o que faz e os que sabem querem mais é enfeitar sua sardinha o máximo possível. No fim das contas, o resultado é o mesmo. Quem perguntou não apenas continua sem saber o que faz um designer como ainda passa a achar que são um bando de chatos convencidos (com certa razão).

Vamos tentar então, Joãozinho, explicar o que é esse tal de “dizáine” para todo mundo.

“Mas tio, quem lê isso aqui já é designer!”

Sim, sim, Joãozinho eu sei. E é por isso mesmo.

Em primeiro lugar, design não é arte. Adoro começar por esta afirmação pois geralmente causa reações que vão do engulho e negação da realidade à revolta e desejo de me arrancar a carótida à dentadas. Mas, infelizmente, turma, é a verdade. Design não é arte plástica, da mesma forma que, por exemplo, jornalismo não é literatura. O design e as artes plásticas possuem objetivos diferentes. Enquanto a arte visa atingir o espectador emocionalmente para através disso lhe proporcionar uma experiência espiritual que poderá ser desde o prazer estético pura e simples até mesmo um choque intelectual que o levará a repensar conceitos de vida. Fora isso, este é um objetivo estanque, desejado pelo artista e funcionando segundo seus conceitos particulares. Já o design busca materializar um conceito funcional a partir das necessidades de alguém, comunicando esse conceito através de um veículo emocional (no caso do design gráfico) ou gerando uma peça utilitária (quando é de produto). Ficou complicado. Então eu explico melhor: a arte começa no artista e termina no público; o design começa no cliente, passa pelo designer e termina no consumidor. Ou seja, enquanto o artista só precisa se preocupar em comunicar bem suas ideias, o designer precisa comunicar as do cliente para o cliente do cliente, sem interferência de suas próprias ideias. São propósitos diferentes que ocupam lugares diferentes nas necessidades humanas.

Contudo, ambas têm algo em comum: utilizam a emoção e não o racional como meio de condução. Por isso o designer também tem de conhecer profundamente as artes plásticas, saber sua linguagem, conhecer suas formas e ferramentas. O que significa que o designer também tem de ser um pouco artista plástico. A arte se torna uma ferramenta para ele.

Quer dizer que designer não faz arte?

Muitas vezes faz até demais…

Mas uma coisa é o trabalho de cunho autoral, quando as coisas se invertem e a arte deixa de ser a ferramenta do designer e o designer, virando artista plástico, utiliza seus conhecimentos para fazer uma peça artística.

O segundo erro mais comum da “plebe ignara” é confundir designer com desenhista. Claro, quase todo designer sabe desenhar — e mais que isso, sabe ilustrar — pois este é um procedimento próprio para o exercício da profissão. Mas isso não o torna um ilustrador. Da mesma forma, quase todo designer sabe fotografar, outra ferramenta de sua lida, mas não é um fotógrafo. Também não é um programador por saber trabalhar com sites. Nem… Acho que já deu para entender. Dominar as técnicas de desenho é essencial para o designer, por vários motivos. O primeiro é para soltar sua mente, exercitando a criatividade. O segundo é para aprender a pensar graficamente, conhecimento obviamente indispensável. Porém um ilustrador profissional aprofunda–se por reinos que um designer não necessariamente precisa conhecer, a não ser que queira também ser um ilustrador. E, a não ser em tais casos, o designer inteligente ao precisar de um trabalho de ilustração em seus projetos, irá contratar o serviço de um ilustrador para aquela peça.

Então o designer não ilustra?

Sim, ilustra. Se tiver o treinamento e estudo necessário. Ou se a ilustração que ele necessita não for algo muito elaborado, quando então o seu conhecimento é o suficiente. Mas, mesmo assim, muitas vezes o tempo que ele estará levando para elaborar a ilustração estará sendo retirado de outras fases do projeto em questão.

Opa! Palavrinha mágica que surgiu: projeto.

Vamos de novo: PRO–JE–TO.

Enfim deixamos o reino do “o que todo mundo acha que o designer é mas ele não é” e estamos chegando no reino do “o que é o designer”. To design, o verbo que gerou tudo isso, quer dizer “conceber e produzir um plano ou esquema para mostrar a aparência ou funcionalidade de algo antes de sua execução”. Não acredita em mim? Vá no dicionário Oxford de Língua Inglesa. Está lá. E como o designer é quem faz design, podemos, com o simples uso de dois ou três neurônios bem treinados, concluir que o design é projeto e o designer é um… projetista! Isso mesmo. Um designer é um projetista. E o que isso significa?

Mas, o que é um projeto? Se recorremos — ou, pelo menos, eu recorri — ao dicionário Oxford, nada mais justo que recorramos agora ao dicionário Michaelis de língua portuguesa.

Lá aprendemos que um projeto é um planejamento para que se alcance um objetivo. O que significa que ser um projetista implica em conceber algo em função de parâmetros, não com a imaginação linda leve e solta mas disciplinada a obedecer àquelas necessidades. Significa seguir uma metodologia que permita que outras pessoas compreendam e, eventualmente, reproduzam os passos seguidos para chegar naquele resultado. Significa documentar etapas para que se possa avaliar a evolução do produto. Significa embasar o que se faz em conhecimento, um método e um objetivo claro e definido e não em mensagens divinas.

Já passou da hora de nós, designers, paramos de nos ver como uma espécie superior de criatura iluminada pelas musas e passarmos a encarar nossos trabalhos como projetos que dependem tanto de inspiração e talento nato como todo e qualquer trabalho executado por um matemático, um arquiteto ou um jornalista. E, não, Joãozinho, não estou dizendo que essas profissões, bem como a do designer, não tenham seu quinhão de inspiração e talento nato. O que estou dizendo é que todas elas requerem mais do que isso. É o famoso “10% de inspiração e 90% de transpiração de T. A. Edison.

Claro, isso tira um bocado da névoa de glamour com que gostamos de cercar nosso exercício profissional. Ainda gostamos de nos ver romanticamente como o designer freelance arremetendo com a caneta de sua tablet em riste qual lança contra os gigantes malvados dos grandes escritórios e corporações, munido com nada mais do que sua genialidade, seu estilo e sua criatividade sobre–humana para se defender dos clientes ignorantes cheios de mau gosto.

Bobagem.

Isso serve muito bem para quem está no início de carreira, tendo quem o sustente e sem se preocupar em ganhar mais do que o suficiente do que o que gasta nas noitadas onde se encontra com outros designers (não tão brilhantes e criativos quanto ele, claro, mas ainda assim quase divinos). Mas se você se preocupa com aquelas coisinhas chatas da vida como contas, aposentadoria, impostos, planos de família e outras assim é bom mudar de postura e deixar de ver a si mesmo como um herói do bom gosto contra a breguice geral e passar a ser um profissional.

“Quer dizer, tio, que eu não posso soltar minha criatividade e tenho sempre de me preocupar com essas coisas de parâmetros de projeto e cronograma?”

Claro que pode, pequeno gafanhoto! Para isso existem os projetos autorais, cujos parâmetros são definidos por você mesmo. Projetos que você leva adiante por prazer pessoal, incutindo ali nada mais do que o seu estilo puro. É ali que você desenvolve o seu talento, que você estuda novas ideias É ali que o designer se faz artista. Mas no dia a dia profissional, vamos deixar o excesso de vaidade de lado e comecemos a olhar a nós mesmos e à nossa profissão como o que ela é: um serviço sendo oferecido por profissionais a seus contratantes na forma de projetos e não a salvação do mundo.

Quem sabe aí, quando estivermos com os pés no chão, consigamos ser respeitados como profissionais e não olhados de lado como um bando de gente esquisita com a cabeça nas nuvens e o rei na barriga. Saber quem somos é o primeiro passo.

Ilustrações Incríveis de Yan Sorgi

sexta-feira, 20 de novembro de 2009 às 5:39:00 AM


Yan Sorgi, também conhecido como Sebograficos, é um designer/ilustrador Brasileiro que vive na enorme selva de pedra São Paulo. Os trabalhos dele são muito criativos, um mix de cores, desenho, ilustração de imagem e tudo entre isso. Aproveite!

Confira seus trabalhos no link: http://www.flickr.com/photos/sebograficos


Newton Coutinho

terça-feira, 10 de novembro de 2009 às 11:40:00 AM


Trabalhos muito bons, esta é a referência de hoje após um tempinho sem postar nada.Ilustrador do Rio de Janeiro, com preferência por técnica mista seguindo sempre a linha experimental combinando aquarela com vetor, lápis com bitmap e recursos digitais com convencionais.

Confira os trabalhos dele no link: http://www.behance.net/NewtonCoutinho


ESTUDIO FIRMORAMA

sexta-feira, 23 de outubro de 2009 às 10:33:00 AM

Firmorama é um estúdio fundado por John Karger, Cleiton Nass e Jackson Peixer, amigos desde os tempos de colégio. Situado na cidade de Jaraguá do Sul, norte de Santa Catarina, o estúdio tem clientes em todo o Brasil, inclusive trabalhos pelo mundo afora.
Resolveram abrir o estúdio em busca de novas possibilidades, maneiras e visões diferentes. Firmorama é isso: “reinventar por ter visão de quem está de fora - peculiaridade de quem vive em uma pequena cidade - porém sem deixar de conhecer tudo que acontece mundo afora, tendo a escolha de voltar à sua base a cada reconhecimento de terreno”.

Para quem gosta de otimas referencias de design , inovação e criatividade, certamente é um prato cheio.

Confira o site no link: http://www.firmorama.com/


Michael Bisparulz

quarta-feira, 7 de outubro de 2009 às 5:50:00 AM

Referência muito bacana em ilustras, Bisparulz começou a desenhar por volta de 1999, influenciado pelo anime de Pokemon que havia estreado no Brasil naquela época, mas só resolveu se aplicar mais em 2005 quando conheceu o Threadles.com e logo depois o Camiseteria.com, que são ótimos sites de concursos de estampas de camisetas. Suas referências são os próprios trabalhos do pessoal que também envia estampas para os concursos."

Confira trabalhos no link: http://djbisparulz.deviantart.com/gallery/


Bruno Mota - Ilustrador

quarta-feira, 30 de setembro de 2009 às 7:20:00 AM























Baiano de nascimento e paulistano de criação, Bruno Mota sempre teve o desenho como instrumento para dar forma aos Amigos Imaginários e expurgar os Inimigos Imaginários de uma mente prolífica e criativa.
Aos oito anos, seu primeiro Fanzine já saía de suas mãos e até os 12, esse material já superava as 40 edições – sem contar as obras não utilizadas posteriormente - fazendo dele praticamente um Grande Devorador de Árvores, um “rabiscador" de papel. Esse material se perdeu com o tempo pois, segundo o próprio artista, “Só há alguns anos atrás adquiri o hábito saudável de guardar meus trabalhos".
Bruno Mota é ilustrador freelancer, e iniciou sua carreira no Graffiti e embora faça ilustrações editoriais e publicitarias, se especializou em criação de estampas. Atualmente é responsavel por toda a arte de Purefixe.com. Saiba mais sobre ele em seu site www.obrunomota.com.

Patrik Bundeli

às 7:03:00 AM














Patrik Bundeli é designer, ilustrador e toy designer, possui muitos trabalhos bons que servem de inspiração pra quem está sem idéia. A qualidade de seus trabalhos lhe proporciona uma cartela de clientes invejável, entre eles Fiat e AlfaRomeo. Entre em seu site e confira mais de seus trabalhos http://2much.ch/entry.

EMPK ATELIER /A

terça-feira, 22 de setembro de 2009 às 6:11:00 AM






























A primeira vista vista se pergunta, que raois é esse negocio de EMPK ATELIER /A? É alguma linguegem, idioma, frescura e etc? Nada disso, vou explicar.

Este nome designa uma dupla formada por um designer grafico e um fotografo, ou seja, na verdade é um estudio de design e fotografia situado em São Paulo. Com trabalhos simplesmentes impecaveis, criativos, inovadores e clean, atendem a diversos clientes de nome, alem disso possuem em seu portifolio projetos impressionantes relativos a design, fotografia, ilustração e outras coisas mais.
Para que gosta de tudo isso e mais um pouco, nao deixe de visitar este otimo site , que certamente serve como referencia e inspiração pra muita gente, inclusive pra mim.

Certamente voces vão gostar.

Visite o site: http://www.empk.net/

Rubens Cantuni

quinta-feira, 17 de setembro de 2009 às 4:36:00 PM






















Ilustrador de Genova, Itália, Rubens Cantuni é diretor de arte de uma agência de publicidade e trabalha também como freelancer. Se inspira e tem como referência para seus trabalhos principalmente a cultura japonesa, além de tattoos, cartoons, filmes, desenhos, pop art, propagandas, entre outras coisas. Confiram mais de seus trabalhos e saibam um pouco mais sobre ele em seu site: http://www.tokyocandies.com

Roger Haus

às 4:32:00 PM






















Ele tem ótimas ilustrações, e conceitos bem bacanas pra pegar como referência. Roger Haus é um designer e ilustrador de Barcelona. Ele estudou ilustração em La Llotja e direção de Arte em Idep. Atualmente está trabalhando como freelancer. Conheça mais dele e de seus trabalhos em seu site: http://www.rogerhaus.com/

Zuttoworld.com

às 7:24:00 AM






















Segue aí mais uma referência do Rubens Scarelli, o site zuttoworld.com. Esse cara manda muito bem nas ilustrações, além de serem muito criativas e divertidas, confiram!

HELLO FREAKS

terça-feira, 8 de setembro de 2009 às 12:28:00 PM




Segue aí um site muito bom, com ótimas referências nos diversos estilos de ilustrações, hellofreaks.com. Realmente muito bom, dá para se inspirar a produzir muita coisa bacana.
Visite e dê uma conferida. Indicação de William de Almeida.

CAMISETERIA

terça-feira, 18 de agosto de 2009 às 8:21:00 AM





A Camiseteria é uma loja virtual de camisetas que segue a mesma idéia da Threadless, os usuários e designers em geral podem enviar seus trabalhos para estampar nas camisetas deles. A Camiseteria está crescendo bastante e com isso aumenta a quantidade de designs legais para oferecer, então eu recomendo que vocês visitem o site!
Alemd e ser uma otima oportunidade de mostrar seu trabalho e tambemd e comprar camisetas exclusivas, voce ainda pode ter inspiração para seus trabalhos de ilustração ou design.

Vale a pena conferir!

http://www.camiseteria.com/

Mais Elmabalgens

às 8:16:00 AM





Como gosto muito deste tipo de design, resolvi colocar mais um site com otimas referencias de embalagens. Chama-se "lovely package", e traz consigo uma bagagem enorme e com opçoes para inspiração em diversos temas e o mais interessante, opçoes diferentes de qualquer outro site.

Vejam no link: http://lovelypackage.com

Blogs sobre design para inspiração

segunda-feira, 17 de agosto de 2009 às 9:31:00 AM












Para quem gosta de ter boas referencias, nada mais justo do que postar um link muito bom com uma lista de mais de 30 sites/blogs sobre design.

Vejam no link: http://circleboxblog.com/2009/articles/30-top-design-blogs-for-great-tutorials-inspiration/

Design de Embalagens

às 9:25:00 AM









Quando escolhemos entre um produto e outro, o design da embalagem quase sempre acaba infuenciando nossa decisão na hora da compra. Quem nunca comprou tal produto ou outro justamente por achar o pacote ou embalagem linda. Um design diferenciado de uma embalagem quebra de vez qualquer padrão que exista neste tipo de mercado e diferencia cada vez mais um produto de outro, e certamente direciona nossos olhares para algo muita vezes novo ou simplesmente algo que nao davamos conta e apos uma reformulação com uma nova roupagem nos atrai. Para quem gosta de estudos sobre embalagens,simplesmente apreciar ou ter como referencias bons tipos de design não pode deixar de conferir este link que traz consigo uma seleção de varios tipos de opçãos que vão encher seus olhos!

Sintam-se a vontade para apreciar e tirar certamente muitas referencias.

Veja no link: http://www.packagingoftheworld.com/

Photoshop Tutoriais - PSDTUTS

às 9:18:00 AM






Para quem é apaixonado por Photoshop assim como eu, nao poderia deixar de fora do meu blog um site tao importante como estes. PSDTUTS é um site onde voce encontra diversas dicas, tecnicas e tutoriais de diferentes temas, como tipografia, logo, manipulação foto, tratamento de fotos e correção entre outros.Alem do mais, traz sempre entrevistas e referencias de designers so mundo todo e seus principais trabalhos. Para quem realmente gosta, e tem tempo de sobra para se inspirar e reproduzir tais tecnicas este site é um prato cheio!

Aproveite!

Veja no site: http://psd.tutsplus.com/

Design X Designers por Elcio Sartori

segunda-feira, 10 de agosto de 2009 às 8:17:00 AM
Designer & Design. Qual a diferença?

Usar a palavra Design e tirar partido do seu glamour virou moda neste início de século XXI, principalmente pela publicidade. Muita gente de Marketing ou de Vendas usa desse termo para criar uma espécie de plus para seus produtos. O bom Design virou “moda”, como se fosse somente uma pele, uma casca, uma cobertura, uma maquiagem ou forma bonita e ponto final. Quem pensa assim, está enganado.

Economistas ou engenheiros também já se referem ao Design. De repente, os comerciais de automóvel e utilidades domésticas se gabam, em alto e bom som: este aqui tem um “design inovador” ou nosso “design não envelhece”. Não é aqui neste artigo que vou discutir inovação ou envelhecimento de um projeto de Design. Uma coisa é certa: alguns já nascem velhos... Mas antes de tudo, convém passarmos a limpo um ponto onde muita gente ainda comete um terrível equívoco: o que é Design e o que é um designer. Tenho observado, mesmo entre empresários e gente bem informada, que ainda há confusão quanto ao devido uso desses termos.

Designer é o profissional. Design é aquilo que o profissional de Design faz. Cuidado! Invertendo as palavras você poderia estar dizendo, sem perceber, algo como “aquela Arquitetura fez um belo projeto de arquiteta!” Não pega bem, percebe? Afinal, aquele profissional que estudou anos e anos merece ser tratado corretamente, não é mesmo?

LEIA MAIS SOBRE ESTE ARTIGO NA SESSÃO DE "ARTIGOS" NO SITE : www.artworkdesign.com.br

Boa leitura

Mulheres Barbadas 5 days live in MICASA

quarta-feira, 29 de julho de 2009 às 5:15:00 AM


Já havia postado algum tempo atras sobre o site do Mulheres Barbadas, e como smepre, com otimos trabalhos e projetos, não poderia deixar de divulgar certamente um otimo projeto como este. O projeto se chama Mulheres Barbadas 5 days live in MICASA, a proposta é a seguinte:
São cinco dias para preencher todos os espaços brancos de uma sala. É o que a dupla Mulheres Barbadas pediu como parte da parceria com a Micasa ( tipo Tok & Stock só que melhor acho) e o estúdio 2087. Além de geladeiras, cadeiras e mesas, eles vão desenhar em um Mini Cooper, a mão. A partir de Segunda, dia 27 de Julho até Sexta, dia 1 de Agosto , você pode acompanhar o processo ao vivo no site mulheresbarbadas.com, e até interagir e ajudar com ideias para os desenhos no twitter.

Vale a pena conferir.

Molotov Studio

quarta-feira, 22 de julho de 2009 às 4:16:00 PM


Estúdio de branding e design de interação criado por Niko Fernandez e Said Wafiq. Desenvolve propostas que utilizam experiências interativas sofisticadas e de uso fácil, para construir com eficiência significados entre a marca de seus clientes e o público final. Com projetos que abrangem diversas áreas do conhecimento como: sociologia, psicologia cognitiva, ergonomia, arquitetura de informação, arte e design, o Molotov Studio consegue alinhar alto padrão estético com resultados que superam as expectativas de seus clientes.
Para quem gosta deste tipo de trabalho e posicionamento, vale a pena conferir os projetos.

Confira Link no site: http://www.molotov.com.br/

Revista Contém Glúten

às 3:54:00 PM


Apos algum tempo sem postar devido a muito trabalho gerado por estress ou vice versa, finalmente chego a hora de postar algo novo né.
Para quem realmente gosta da parte de design, tipografia, ilustração, entre outros, desta vez trago uma otima referencia que destaca realmente tudo isso. A revista Contém Glúten, traz páginas e páginas de otimos trabalhos desenvolvidos por artistas e designer brasileiros e do resto do mundo, alem claro de servir como otimas referência de design.
Um dos colaboradores e idealizadores do projeto é meu xará Thiago Gil, que como tenho vistos em alguns trabalhos desenvolvidos por ele, certamente é um dos designer que vale a pena seguir e conferir os trabalhos sempre.
Se você ficou curioso para dar uma espiada no site, vá em frente, certamente voce vai gostar e muito do que vai ver, tanto para tirar como referencia e aprendizado, quanto para apreciar o trabalho de editoração e iniciativa destes otimos profissionais.

Confira no link: http://www.revistacontemgluten.com.br

Parabéns pelo projeto e pela iniciativa.

Dicionário de prazos para clientes

quinta-feira, 18 de junho de 2009 às 11:42:00 AM

Entregar o serviço dentro do prazo é fundamental. Na área de criação, o prazo se torna quase que um inimigo, te restringindo, pressionando, até podando suas idéias. Mas não tem jeito, o prazo está ai, e quase todos os serviços são pra ontem.
Quem trabalha como freelancer ou mesmo uma empresa, se vê a todo momento, atrasando a entrega dos serviços, seja pela falta de tempo hábil/organização ou pelo próprio cliente com suas indecisões e mudanças infindáveis. Seja qual motivo for, a desculpa é inevitável.

Se você é um cliente e já ouviu alguma dessas palavras citadas abaixo, referentes a prazo, veja o que realmente quer dizer:

Depende:
Envolve a conjunção de várias incógnitas, todas desfavoráveis. Em situações anormais, pode até significar sim, embora até hoje tal fenômeno só tenha sido registrado em testes teóricos de laboratório. O mais comum é que signifique diversos pretextos para dizer não..

Já já:

Aos incautos, pode dar a impressão de ser duas vezes mais rápido do que já. Ledo engano; é muito mais lento.. Faço já significa “passou a ser minha primeira prioridade”, enquanto “faço já já” quer dizer apenas “assim que eu terminar de ler alguns blogs, prometo que vou pensar a respeito.”

Logo:

Logo é bem mais tempo do que dentro em breve e muito mais do que daqui a pouco.. É tão indeterminado que pode até levar séculos. Logo chegaremos a outras galáxias, por exemplo. É preciso também tomar cuidado com a frase “Mas logo eu?”, que quer dizer “tô fora!”.

Mês que vem:

Parece coisa de primeiro grau, mas ainda tem brasileiro que não entendeu. Existem só três tipos de meses: aquele em que estamos agora, os que já passaram e os que ainda estão por vir. Portanto, todos os meses, do próximo até o Apocalipse, são meses que vêm!

No máximo:

Essa é fácil: quer dizer no mínimo. Exemplo: Entrego em meia hora, no máximo. Significa que a única certeza é de que a coisa não será entregue antes de meia hora.

Pode deixar:

Traduz-se como “nunca”.

Por volta:

Similar a no máximo. É uma medida de tempo dilatada, em que o limite inferior é claro, mas o superior é totalmente indefinido. Por volta das 5h quer dizer a partir das 5h.

Sem falta:

É uma expressão que só se usa depois do terceiro atraso. Porque depois do primeiro atraso, deve-se dizer “fique tranqüilo que amanhã eu entrego .” E depois do segundo atraso, “relaxa, amanhã estará em sua mesa. Só aí é que vem o amanhã, sem falta.”

Um minutinho:

É um período de tempo incerto e não sabido, que nada tem a ver com um intervalo de 60 segundos e raramente dura menos que cinco minutos.

Tá saindo:

Ou seja: vai demorar. E muito. Não adianta bufar. Os dois verbos juntos indicam tempo contínuo. Não entendeu? É para continuar a esperar? Capisce! Understood? Comprendez-vous? Sacou? Mas não esquenta que já tá saindo…

Veja bem:

É o Day After do DEPENDE. Significa “viu como pressionar não adianta?” É utilizado da seguinte maneira: “Mas você não prometeu os cálculos para hoje?” Resposta: “Veja bem…” Se dito neste tom, após a frase “não vou mais tolerar atrasos, OK?”, exprime dó e piedade por tamanha ignorância sobre nossa cultura.

Zás-Trás:

Palavra em moda até uns 50 anos atrás e que significava ligeireza no cumprimento de uma tarefa, com total eficiência e sem nenhuma desculpa. Por isso mesmo, caiu em desuso e foi abolida do dicionário.

Campanha Fantasma

às 11:34:00 AM
Dois bem bolados anúncios fantasmas, que ganharam espaço em uma das edições da Archive (uma das revistas mais visadas pelos profissionais da publicidade e design).
As ilustrações são do ilustrador Dedalus Bueno.




Make my logo bigger

às 11:12:00 AM

Quem ainda não ouviu esse pedido? Bem… acho difícil não haver quem não o tenha escutado.

Designers e criadores vivem cometendo essas e outras infâmias no trabalho dos clientes. (¬¬) Além de deixar a logo de forma insignificante e invisível no trabalho, eles também costumam usar somente parte do espaço destinado as informações, deixando grandes áreas em brancos, fazendo com que você perca valiosos espaços para passar sua mensagem aos clientes.

Designers também são preguiçosos e não gostam de perder tempo escolhendo cores.

Eles usam aproximadamente 2 ou 3 cores, variando apenas sua tonalidade, deixando o seu trabalho sem aquele brilho e destaque desejável.

Se você, cliente, enfrenta essas situações por parte do Designer ou da agência contratada, e se vê a toda hora tendo que retornar com inúmeras correções, seus problemas acabaram! Já circula há algum tempo pela internet um produto revolucionário, o Make my logo BIGGER!!! Simples e fácil de usar. Com ele você pode fazer suas próprias alterações. Chega daqueles anúncios sem graça e sem emoção!

Confira o vídeo da promoção no link: http://www.youtube.com/watch?v=qgcX0y1Nzhs


Como lidar com o Designer

às 11:05:00 AM

Recebi esse texto há tempos por e-mail, e ao reler percebi algumas coisas bem atuais. Alguns exageros a parte, mas nada que o bom senso não dê jeito.
Seria trágico se não fosse tão cômico.

Como lidar com o Designer - Coisas que o cliente precisa saber (e o chefe também)

1) Designer dorme
Pode parecer mentira, mas Designer precisa dormir como qualquer outra pessoa. Esqueça que ele tem celular e telefone em casa, ligue só para o escritório e em horários oportunos.

2) Designer come
Parece inacreditável, mas é verdade. Designer também precisa se alimentar e tem hora para isso.

3) Designer pode ter família
Essa é a mais incrível de todas: mesmo sendo um Designer, a pessoa precisa descansar no final de semana para poder dar atenção à família, aos amigos e a si próprio, sem pensar ou falar de trabalho, layouts, computadores, etc…

4) Designer, como qualquer cidadão, precisa de dinheiro. Por essa você não esperava, mas Designer também paga impostos, compra comida, precisa de combustível, roupas, sapatos e ainda consome Lexotan para conseguir relaxar…

5) Ler e estudar também é trabalho
E é trabalho sério. Pode parar de rir. Não é piada. A qualidade do seu serviço depende de sua formação e capacidade.

6) De uma vez por todas, vale reforçar: Designer não é vidente, não joga tarô e nem tem bola de cristal. Ele precisa planejar, consultar, fazer layouts para poder maturar as propostas e superar as expectativas. Se você quer um milagre, tente uma macumba e deixe o pobre do Designer em paz.

7) Em reuniões de amigos ou festas de família, o Designer deixa de ser Designer e reassume seu posto de amigo ou parente, exatamente como era antes dele ingressar nesta profissão. Não peça conselhos, dicas ou para fazer seu cartão de visitas… ele tem direito de se divertir.

8 ) Não existe, apenas uma criaçãozinha, qualquer criação é um projeto, requer atenção, dedicação, precisa ser pensado, estudado, analisado e, é claro, cobrado (pois é, Designer é uma profissão, e como tal, deve ser remunerada).

9) Quanto ao uso do celular: celular é ferramenta de trabalho. Por favor, ligue apenas quando necessário. Fora do horário de expediente, mesmo que você ainda duvide, o Designer pode estar fazendo algumas coisas que você nem pensou que ele fazia, como dormir ou namorar, por exemplo.

10) Quando o horário de trabalho do período da manhã vai até 12h, não significa que você pode pedir uma arte ás 11h55. Se você pretendia cometer essa gafe, peça após o horário do almoço. O mesmo vale para a parte da tarde: peça no dia seguinte.

11) Quando o Designer estiver apresentando um projeto, por favor, não fique bombardeando com milhares de perguntas e sugestões idiotas. Isso tira a concentração, além de torrar a paciência.

12) O Designer não inventa os defeitos. Por isso, não insista! Se ele falar que uma imagem está ruim, é por que está! Qualquer coisa feita depois desse aviso a responsabilidade não é dele.

Afinal, o que é design?

às 10:59:00 AM
Recebi um telefonema da minha mãe assim:

- Meu filho, vem uma pessoa aqui em casa que é “color designer”. Ela trabalha com cor para carros, ela até energiza paredes! Você fez um curso asism né mue filho?

Eu, pasmem, respondi:

- Mãe, eu estudei cor na faculdade. Ela deve ter se especializado nessa área.

Sem desmerecer essa pessoa que nem conheço, mas ora bolas, color designer? Para um país que adora americanizar seu vocabulário, quando me perguntam qual é a minha profissão e digo “designer” parece que empino o nariz e subo no salto, mas não é nada disso. Ainda não se conseguiu uma palavra melhor na nossa rica língua portuguesa que expressasse todos os setores abrangidos pelo design. Bom, mas isso já é um outro assunto.

Pois bem, aproveitando a palavra designer e colocando um prefixo em inglês, a pessoa passa de ordinary para fabulous! Aí temos toda uma gama de hair designer, color designer, eye designer, fashion designer e o que a imaginação – e o inglês – permitir criar.

Até nós, designers, quando perguntados sobre o que fazemos enrolamos a língua e tentamos puxar na memória aquela citação de um livro que explique em poucas frases a profissão. Por fim, explicamos o que fazemos no dia a dia e fica tudo certo. Então aquele profissional do cabelo que faz um super penteado “retrô” ou aquele da última tendência é um hair designer?

Para finalizar esse desabafo deixo no ar apenas uma pergunta, já dita por tantos e também com tantas respostas.

Afinal, o que é design?


Designer com acento no A

às 10:55:00 AM

Muitas dúvidas ainda são geradas acerca dessa profissão. Não é difícil encontrar pessoas que não têm ideia do que um Designer faz. Umas confundem desing com publicidade e propaganda, outras com desenho, sem contar com “o que mexe com computador”… Enfim, creio que isso natural e compreensível, já que os próprios Designers, às vezes, se enrolam na hora dar uma boa definição para um leigo, e acabam por resumir suas tarefas a fim de não desdobrar o assunto e complicar ainda mais.

Para piorar mais a situação, assistimos a proliferação mercadológica do termo design. Temos design pra tudo, hair design, cake design, body design, floral design, blá blá blá design…

Se há tanta dissonância no trato da profissão, com o nome não seria diferente. Afinal, quem nunca ouviu: “- Eu faço curso de Designer Gráfico” ou “- Ele é um Design“, entre outros…

Para ilustrar a situação, achei esse texto: Designer com acento no A

“Ana olha no relógio. Chegou cedo para sua consulta, quase meia-hora. Mas se tratando de uma consulta médica, meia-hora e mais o atraso habitual do médico, somam-se uns cinqüenta minutos de antecedência. Como era sua primeira vez, a secretária a chamou para o preenchimento da ficha. Tudo corria muito bem até determinada hora:

- Qual sua profissão, querida?
- Designer.
- A ta, “desain”… Como é que se escreve mesmo?

Naquela manhã, diante da fatídica pergunta tomou uma drástica decisão:

- Escreve aí: D-E-S-A-I-N-E-R
- Mas, tem alguma coisa estranha… é assim mesmo?
- Não, você esqueceu o acento agudo no A.
- “Nem”, você está brincando comigo, né? Eu não sei como se escreve, mas assim também não é!
- Olha só, eu sou brasileira, fluminense, carioca, garota de Copacabana e estou te dizendo como se escreve em português.
- Você não pode sair inventando palavra assim!
- Por que não? Só porque não me chamo Aurélio? Se toda vez que você perguntasse, escrevesse como eu te disse, você não perguntaria mais.
- Olha só, “nem”, eu sou só uma secretária e você uma “desain”. Ninguém está aqui para mudar o mundo, certo? Para ser sincera não sei nem o que você faz. Que tal a gente pular essa discussão porque ainda tenho algumas perguntas para preencher a sua ficha e o médico já vai te chamar.

Ana respira fundo e se convence que realmente aquele não era o lugar nem aquela era a pessoa certa para esse tipo de discussão. Resolve ceder e soletra sem entusiasmo:

- D-E-S-I-G-N-E-R
- Ah não, “nem”! Agora você conseguiu acabar com a minha paciência!!!!”


Branco criativo

às 10:46:00 AM

branco



Fiquei sem postar nada nesses últimos dias… Fui atacado sem dó nem piedade por um “vírus”, que vez em quando, ataca quem tem a área criativa como ferramenta de trabalho. O vírus do “branco criativo”. Quem ainda não foi atingido por ele?
Chega do nada, sem avisar, e não tem hora pra sair. Acaba com sua produtividade, eficiência, concentração e até com o humor. Pode permanecer por algumas horas ou por dias, vai depender de pessoa pra pessoa, da intensidade, dos motivos da causa, e as atitudes que se toma para combatê-lo. Ao ser atingido, recomenda-se boas doses de referências, leituras, músicas, games, ócio criativo até piadas sem graça, o vírus é sensível a esses tipos de coisas.

Alguns fatores são conhecidos para que apareça o branco criativo:

- Realizar várias tarefas simultaneamente e distrações - Algumas pessoas conseguem lidar bem com isso, realizar várias tarefas ao mesmo tempo com a mesma eficiência sem perda de concentração, porém é inevitável a perda de eficiência. Atender o telefone, ler e-mails, conversar no MSN e realizar outras tarefas paralelas ao projeto principal, pode ser um complicador para algumas pessoas, que vai precisar de algum tempo até recuperar o raciocínio. Algumas pessoas necessitam de uma concentração maior, por isso é aconselhável se “desligar” das distrações que não acrescentam em nada ao projeto. O mesmo acontece quando se está muito focado e não acontece nada, vá procurar uma distração.

- Falta de sono - Uma das boas vantagens de um freelancer é a flexibilidade de horário, podendo fazer sua própria programação. Isso é bom! Porém, acaba por gerar maus hábitos, trabalhos realizados noite a dentro, finais de semana, trocas do dia pela noite. O sono é um verdadeiro assassino de criatividade. Como você pode se concentrar e se inspirar se estiver cansado? O ideal é que se durma bem e acorde com a cabeça e o corpo tranquilos, o rendimento será bem maior.

- Medo de rejeição - Quer ver sua criatividade indo para o espaço, é ficar com receio do que seu chefe ou cliente vão pensar do trabalho. O medo de ousar, de tentar coisas novas vão criar uma barreira enorme pra você passar. A rejeição acontece com todos, é nomal. Ter um trabalho rejeitado também afeta a criatividade. Não há como você agradar a todos sempre. Por isso, não encare a rejeição como algo pessoal, e sim como uma enegia para a superação. Aprenda com a experiência e volte ao trabalho motivado, por mais difícil que isso seja, é melhor do que ficar remoendo o passado.

- Pressões e prazos - Tem como ser criativo sob grande pressão? Tem pessoas que conseguem lidar bem com o stress, outras nem tanto. Pressão é como uma bomba relógio ao seu lado a fazer tic-tac enquanto você trabalha, ou como uma goteira num balde de água enquanto você tenta dormir. Está ali, a todo momento te fazendo lembrar… Não há como trabalhar sem prazo ou pressão, o jeito é saber conviver e se adequar. Se há muito pouco tempo pra realizar o serviço, não invente o que não vai dar conta.

- Ambiente de trabalho - Ter um ambiente de trabalho adequado e bacana é essencial para a criatividade. A música está para o designer assim como a paisagem para um pintor, relaxa e inspira. Tem sala de criação que parece tudo, até com feira, menos sala de criação. É Atendimento discutindo briefing, o cara da contabilidade resolvendo problema de pagamento diversos, chefe discutindo com cliente, o telefone que não para de tocar, pessoal de outros setores que fazem da criação o “ponto de encontro”. Em pequenas agências e escritórios é comum usar a sala de criação conjugada com algum outro setor. A sala de criação não deve ser blindada de agente externos, porém, deve se ter a noção de que alguém deve estar querendo se concentrar…

E se tudo mais falhar, use o branco pra fazer uma bela arte e coloque no seu portfolio.

Ilustras e Photoshop

segunda-feira, 15 de junho de 2009 às 12:43:00 PM













Uma ilustração é uma imagem pictórica, geralmente figurativa (representando algo material), embora algumas raras vezes também abstrata, utilizada para acompanhar, explicar, acrescentar informação, sintetizar ou até simplesmente decorar um simples texto. Embora o termo seja usado frequentemente para se referir a desenhos e pinturas. Além disso, a ilustração é um dos elementos mais importantes do Design Grafico.

Pra quem é fã, adora, curte, ou simplesmente precisa tirar ideias, inspirações sobre ilustração, este site é uma otima dica. Dois ilustradores de Sao Paulo tem um estudio chamado "Mulheres Barbadas", que por sinal, fazem / desenvolvem um excelente trabalho de ilustração moderna. Sao diversos desenhos muito inspiradores e que lhes rendem muitos frutos, pois com seus trabalhos, tem diversas criações para clientes no exterior como Revista Computer Arts, MTV entre outros.

Outra coisa interessante também é a possibilidade de voce baixar todos as ilustraçoes.

Nao deixem de conferir este otimo site no link: http://www.mulheresbarbadas.com/

Outra dica boa também é um designer que concentra otimos trabalhos para referencias de design, ilustração, composição e etc.

Confira neste site : http://www.flickr.com/photos/dagmarnesi/

AGUARDEM

segunda-feira, 8 de junho de 2009 às 9:34:00 AM
Devido a uma serie de fatores de trabalho, não estou conseguindo ainda atualizar o site com coisas novas, mas logo logo postarei coisas muito boa a todos interessados.
Obrigado pela compreensão.

Retratos Tipográficos

quarta-feira, 27 de maio de 2009 às 1:26:00 PM
























Tipografia, não é somente a escolha de uma fonte bonita, legal, ou divertida, na verdade é muito mais que isso. É simplesmente como a fonte ou texto, ou de que forma eles são colocados no layout, de forma harmoniosa, ousada, ou criativa de acordo com seu tamanho e peso, para que se possa transmitir de forma facil de ver e entender. Agora imagine alguns designers que levam isso pra um nivel acima, misturando a tipografia com retratos e arte. É exatamente isso que você vai encontrar neste artigo deste site, são retratos dos mais variados tipos de pessoas estritamente feito só com textos.

Link: http://abduzeedo.com/45-amazing-type-faces-typographic-portraits

KRIANDO e SUPERNOVA STUDO

segunda-feira, 25 de maio de 2009 às 12:16:00 PM































Sabemos que as empresas, produtos ou serviços são representados por uma marca, logotipo, imagem ou um símbolo. A identidade visual não é somente a criação de folders, pastas, papéis timbrados, logotipos, etc., mas acima de tudo é a forma pela qual as pessoas irão reconhecer a sua empresa. Um estudo profundo tem como resultado uma marca completa e carregada de sucesso. E sabendo que a imagem é um dos fatores mais importantes na construção de uma reputação empresarial, cria-se uma marca de acordo com suas necessidades, fazendo com que seu público alvo lembre-se da sua empresa produto ou serviço.

Mais uma vez trago dois estudos de design que são referencias em criação de marcas e design diferenciado para projetos graficos, desta vez brasileiros. O primeiro se chama Kriando, com sede em Sao Paulo e Portugal. desenvolve marcas, sistema de Papelaria Básico e Manual de Marca a projetos mais extensos e complexos que envolvem Documentação, Sinalização, Materiais de Merchandising, Veículos, Folders Institucionais, Brand Book, Manual de Repertórios Gráficos para Propaganda, Manual de Arquitetura Corporativa. O segundo se chama Supernova, que faz parte de um grupo chamado Grupo Anaya, que é agência digital multidisciplinar, focada em projetos gráficos e projetos on-line de todos os níveis para empresas nacionais e internacionais de diversos níveis e segmentos variados.

Para que gosta assim como eu de desenvolver marcas e logos que tenham conceito e historia, e nao somente porque é ou ficou bonito na arte ou no material, vale a pena conferir.

Supernova Studio: http://www.supernovastudio.com.br

Kriando: http://www.kriando.com.br/

ARTLUZ STUDIO

sexta-feira, 22 de maio de 2009 às 7:24:00 AM















Artluz Studio é um estudio de fotografia carioca que já esta no mercado ha mais de 25 anos, e acredito, na minha concepção, ser um dos maiores do Brasil. Neste estúdio, a produção fotografica conta tam,bem com um total e profissional tratamentod e imagem e 3D realizados por grandes profissionais. Dentre seus clientes estão : Bohemia, Antartica, Banco do Brasil, Boticário, Brastemp,Coca Cola, Embratel, e muitos outros de grande porte no mercado. Alem disso, realizam sempre otimos cursos e workshops pelo Brasil todo a fim de levar e ensinar os diversos truques das montagem hibridas ( nome do curso e workshop deles). Para quem gosta realmente deste tipo de trabalho aí esta uma otima dica de referencia.

Confira no link: http://www.artluzstudio.com.br/

Artistas do Photoshop

às 7:05:00 AM







O site " Artists of Photoshop" reune uma grande quantidade de fotografos, artistas digitais, designers, manipuladores de imagens que contribuem com o site, enviando trabalhos do mundo inteiro,portanto neste site é possivel ter e tirar grande referencias , tanto na area de composição de fotografia, com na parte de manipulação de imagens, com referencias de luz, sombra, texturas e etc. Para que realmenbte aprecia boas fotos e montagens no photoshop assim como eu, não pode deixar de conferir este otimo site que enche nossos olhos.

Confira no link: http://www.artistsofphotoshop.com

Defesa da marca

terça-feira, 19 de maio de 2009 às 11:50:00 AM


Desculpem amigos, mas esta não poderia deixar passar.
Postei anteriormente uma otima referencia de logos e tudo mais. Acontece que pesquisando algumas coisas na internet acabei encontrando algo realmente sem nexo e absurdamente fora de qualquer coisa que exista neste mundo e em qualquer outro.

Clique na imagem para ver tamanho real.

REFERENCIAS DE LOGOTIPOS

às 11:13:00 AM








Logotipo, refere-se à forma particular como o nome da marca é representado graficamente, pela escolha de alguma forma ou desenho de uma tipografia específica. É um dos elementos gráficos de composição de uma determinada marca, e algumas vezes é o único, tornando-se a principal representação gráfica da mesma. Por isso ela deverá aparecer em todas as peças gráficas feitas para a empresa. Como toda assinatura, o logotipo precisa seguir um padrão visual que a torna reconhecida onde quer que ela seja estampada.
Com tudo isso, completo este post com um site chamado Logo Faves, são logos de otima qualidade visual e conceitual e produzidos por designers do mundo todo, alem de serem tambem de otima referencia para todos que gostam e possam usar este site para estudos e ideias para proximos trabalhos.

Confira o link : http://logofaves.com/

Inspiração Tipografia 3D

às 7:43:00 AM

















A tipografia em 3D é uma tecnica muito usada nos projetos de design atuais, apareceu de uma forma rápida e acabou realmente virando uma tendência mundial e porque não dizer uma tendência inspiradora para aqueles que apreciam este tipo de arte e tiram proveitos benéficos com as tecnicas de uso da tipografia, cor, textura, iluminação e outros. Dentro disto tudo, eu disponibilizo neste post uma lista de 25 projetos inspirados na tipografia 3d para todos os criativos.

Usem e abusem da criatividade e inspiração.

Confira no link : http://creativenerds.co.uk/freebies/25-inspirational-3d-typography-designs/

25 sites de fotos e texturas free

segunda-feira, 18 de maio de 2009 às 5:07:00 AM
Bom dia amigos, hoje pesquisando pela internet, achei um site muito interessante em que há uma lista de sites para uso de imagens e texturas free. geralmente quando fazemos um trabalho, pelo menos eu como diretor de arte, uma das maiores dificuldades quando a agencia não tem muitos recursos para a produção de fotos, sempre recorremos a sites de image bank, por isso estou disponibilizando mais como uma forma de ajuda para os montagens de layouts e composições de imagens, uma lista de pelo menos 25 sites de fotos e texturas free.
Espero que gostem e aproveitem bem.

Confira Link : http://blueblots.com/freebies/25-sites-to-download-free-royalty-stock-photo-and-textures

ESTÚDIO ALICE

sexta-feira, 15 de maio de 2009 às 6:43:00 AM
















Perceber a simplicidade do dia-a-dia e transformar em coisas legais é um dos princípios básicos do estudio Alice. A discussão sobre forma e conteúdo não é nova. É um padrão de qualidade observado em vários momentos da história. É tão óbvio que passa despercebido.
Alice quer ser óbvia principalmente quando precisa identificar esses elementos básicos do design, ilustração ou propaganda em geral e está se inserindo nesse universo sem esquecer esses pequenos detalhes que fazem a diferença. O mercado necessita de soluções viáveis para os mais variados tipos de projetos. Sempre com bons ouvidos, percepção aguçada e buscando entender as necessidades dos clientes e a partir disso estabelecer propostas interessantes que façam o seu produto aparecer no mercado de forma diferenciada. Situado em Santa catarina,o estudio Alice sempre com trabalhos de otima qualidade visual e conceitual se firma cada vez mais no mercado.
Para quem realmente se interessa por ilustração e design, aí está uma dica que certamente ira abrir novos horizontes e percepçoes criativas para você.

Confira o site: http://www.estudioalice.com.br
Confira outros trabalhos deles no flick : http://www.flickr.com/photos/estudioalice

Pixel art

quinta-feira, 14 de maio de 2009 às 12:41:00 PM


















Quem foi adolescente ou adulto aficionado por jogos nos anos 80 se lembra: não era fácil decidir que criatura era Zelda afinal se a única referência fosse um console de game. Naquela época, e desde o Atari, todas as rodas de carros eram invariavelmente quadradas. E enquanto ao espaço sideral de Galaga? Essas foram as raízes da pixelart tenha surgido nessa época, para dar forma às idéias de jogos que iam surgindo com cada vez maior volume.
A partir daí, as coisas evoluíram rapidamente. Vieram outras espécies de ping pongs, jogos espaciais, o advento do Mr. Pac Man; em cada um desses novos jogos, os desenhos foram se tornando mais complexos e coloridos, acrescentando cenários e detalhes... sempre aquadradados, mas, ainda assim, alucinantes.
Hoje, programas como o PhotoShop modificaram bastante a forma de se encarar essa arte digital; na realidade, ela ficou mais refinada, contando com novas técnicas e estilos além de novos usos como em animações, avatares, ícones para desktop e personagens de mundos virtuais e jogos para celulares. Os profissionais em atividade até não são muitos comparados aos demais artistas digitais, mas a qualidade e paixão com que pacientemente “montam” as figuras cativam até os mais ferrenhos entusiastas das últimas novidades da área.
Neste post, deixo abaixo link de alguns artistas que consguem muito bem trabalhar toda esta tecnica, habilidade e conceito.

Confira os links:

http://files.kavefish.com/pictures/collections/pixelart_lovepixel/_index-list.html

http://www.mrwong.de/myhouse

http://gunstar-red.deviantart.com

Tutoriais Photoshop

às 12:27:00 PM
















Como sou grande admirador do programa em questão e gosto e gasto muito tempo aprendendo e treinando com photoshop cada vez mais, nao poderia de deixar de postar estes dois sites interessantissimos que encontrei e que certamente podem ser comsiderados como alguns dos melhores tutoriais que eu ja vi pelo menos. Para quem realmente gosta e tem tempo suficiente, ou simplesmente quer aprender uma tecnica nova ou melhorar o que ja sabe aí estão os links que vão lhes agradar e muito.

Confira:

- Speckyboy
http://speckyboy.com/2009/02/25/28-incredible-photoshop-image-manipulation-techniques-and-tutorials

- Psd Creativo
http://psdcreativo.com/

Erros comuns no uso da tipografia

às 12:05:00 PM













Postei um link abaixo sobre tipografia, mas não podia deixar de postar este que certamente complementa muito bem o anterior. Este blog destina-se a da dicas sobre alguns erros comuns que as vezes cometemos nos usos da tipografia, como escolha da fonte, espaçamemento entre outros.

Para quem gosta e aprecia é uma otima dica, uma não, 10!

Confira no link : http://www.thedesigncubicle.com/2008/12/10-common-typography-mistakes/

Design de Embalagens

às 11:39:00 AM



















Quando escolhemos entre um produto e outro, o design da embalagem quase sempre acaba infuenciando nossa decisão na hora da compra. Quem nunca comprou tal produto ou outro justamente por achar o pacote ou embalagem linda. Um design diferenciado de uma embalagem quebra de vez qualquer padrão que exista neste tipo de mercado e diferencia cada vez mais um produto de outro, e certamente direciona nossos olhares para algo muita vezes novo ou simplesmente algo que nao davamos conta e apos uma reformulação com uma nova roupagem nos atrai. Para quem gosta de estudos sobre embalagens,simplesmente apreciar ou ter como referencias bons tipos de design não pode deixar de conferir este link que traz consigo uma seleção de 50 tipos de embalagens diferenciados.

Sintam-se a vontade para apreciar e tirar certamente muitas referencias.

Confira no link: http://www.webdesignerdepot.com/2009/05/50-beautiful-and-effective-package-designs/

Outro link interessante sobre design de embalagens voce pode conferir aqui: http://www.thedieline.com/blog/

BLOG SOBRE TIPOGRAFIA

às 11:27:00 AM






Para quem gosta de referência e estilos diferentes sobre tipografia, aí esta um blog chamado "Letritas" que não deixa nada a desejar. Este blog pertence a um designer chileno chamado "Juan Pablo De Gregorio". Nele certamente voce vai encontrar coisas maravilhosas sobre uso da tipografia relacionada com cores, formas, estilos, e estudos sobre a forma como se "da a forma" na fonte em jeitos diferentes e aplicados de formas que você certamente não viu ainda. Para quem gosta de tipografias está aí algo que vai encher seus olhos e sua tela!

Confira o blog: http://www.letritas.blogspot.com/


WELCOME MY FRIENDS

às 10:16:00 AM



É com grande alegria que faço a estreia deste blog. Minha real finalidade é este ser mais um espaço para todas as pessoas envolvidas na area de design, ilustração, publicidade, propaganda, tipografia, fotografia e outros mais, terem algumas fontes diferenciadas de ideias, inspiração, terem links bacanas sobre livros, cursos, tutoriais, informaçoes, noticias, atualidades sobre temas relacionados a tudo que ja falei.
Minha ideia é realmente contribuir para todos que trabalham nesta area possam se inspirar cada vez mais e assim sendo desenvolver mais sua criatividade e habilidade.
Espero que desta forma possa contribuir com todos.

Obs: Esta imagem minuscula é justamente so porque não tinha nada pra fazer eu acabei colocando aí, mas prometo que posteriormente eu mudarei.

Abraços,
Thiago Gil

Design Criativo | Powered by Blogger | Entries (RSS) | Comments (RSS) | Designed by MB Web Design | XML Coded By Cahayabiru.com Distribuído por Templates