Designer & Design. Qual a diferença?
Usar a palavra Design e tirar partido do seu glamour virou moda neste início de século XXI, principalmente pela publicidade. Muita gente de Marketing ou de Vendas usa desse termo para criar uma espécie de plus para seus produtos. O bom Design virou “moda”, como se fosse somente uma pele, uma casca, uma cobertura, uma maquiagem ou forma bonita e ponto final. Quem pensa assim, está enganado.
Economistas ou engenheiros também já se referem ao Design. De repente, os comerciais de automóvel e utilidades domésticas se gabam, em alto e bom som: este aqui tem um “design inovador” ou nosso “design não envelhece”. Não é aqui neste artigo que vou discutir inovação ou envelhecimento de um projeto de Design. Uma coisa é certa: alguns já nascem velhos... Mas antes de tudo, convém passarmos a limpo um ponto onde muita gente ainda comete um terrível equívoco: o que é Design e o que é um designer. Tenho observado, mesmo entre empresários e gente bem informada, que ainda há confusão quanto ao devido uso desses termos.
Designer é o profissional. Design é aquilo que o profissional de Design faz. Cuidado! Invertendo as palavras você poderia estar dizendo, sem perceber, algo como “aquela Arquitetura fez um belo projeto de arquiteta!” Não pega bem, percebe? Afinal, aquele profissional que estudou anos e anos merece ser tratado corretamente, não é mesmo?
LEIA MAIS SOBRE ESTE ARTIGO NA SESSÃO DE "ARTIGOS" NO SITE : www.artworkdesign.com.br
Boa leitura
Design X Designers por Elcio Sartori
segunda-feira, 10 de agosto de 2009
às
8:17:00 AM
| Postado por
Thiago Gil
Assinar:
Postar comentários (Atom)
só sei q sao termos xiques kkkkk amu